Como limpar seu piso vinílico

O piso vinílico conquistou clientes e profissionais da construção civil, porque ele é resistente, acessível, ecológico, fácil de ser instalado e, é claro, traz muita beleza e elegância para os ambientes.

Mas, para que ele se mantenha bonito e resistente ao longo do tempo, é preciso cuidar bem dele. Uma das maneiras de cuidar bem do piso é fazendo a melhor limpeza possível no item.

Por isso, preparamos este post que ensina como limpar o piso vinílico da melhor forma. Assim, você poderá limpar seu piso ou ensinar seus clientes para que eles tenham sempre um lindo piso!

Limpeza após a instalação

Geralmente, a primeira limpeza no piso só pode ser feita 48 horas após a instalação. Quando ela puder ser realizada, o recomendado é varrer a sujeira do piso com uma vassoura de cerdas macias.

Em seguida, é preciso passar um pano com água e detergente neutro no piso. Mas, lembre-se de que esse pano deve ser bem torcido e ter o mínimo de água possível. Isso é importante, porque dependendo do tipo de piso vinílico presente no ambiente, ele pode ter sido instalado com cola, e dependendo da cola pode descolar o piso se ficar muito molhado.

Como fazer a limpeza na rotina

No dia a dia, cuidar do piso vinílico também é bastante simples. Veja, agora, os 3 principais cuidados na limpeza de rotina.

Varrer o piso vinílico com frequência

Primeiro, é importante varrer com frequência o piso vinílico para que a sujeira não fique acumulada nele. Dessa maneira, é possível se prevenir contra manchas e riscos no produto.

Essa limpeza pode ser feita com vassouras de cerdas macias ou um aspirador de pó. As vassouras têm que ter cerdas macias para que não risquem o piso.

Passar uma solução de água com detergente neutro

Em limpezas mais profundas, depois de passar a vassoura ou o aspirador no piso, é recomendado passar uma solução de água com detergente neutro no local para retirar outras sujeiras.

O pano deve conter somente uma solução de água com detergente neutro, porque produtos químicos podem danificar a aparência do piso vinílico. Então, solventes, removedores, desinfetantes e água sanitária não devem ser utilizados nessa superfície.

Caso caia comida ou bebida no piso, o indicado é limpar o local na hora com um pano ou guardanapo seco. Depois, deve-se passar um pano úmido na área. Esse pano pode ter somente água ou água com detergente neutro, de acordo com a preferência do indivíduo.

Encerar o piso

Esse último passo não é obrigatório, mas é permitido encerar o piso para que ele fique mais brilhante e ainda mais bonito no ambiente. Passar um pano seco após a limpeza no piso já deixa a superfície mais brilhante.

Já para encerar o piso é preciso escolher uma cera que tenha sido desenvolvida especificamente para pisos vinílicos, para que ela não danifique a peça.

Essas são regras gerais para a limpeza do piso vinílico. Mas, é importante lembrar que cada marca tem particularidades e, por isso, uma ou outra recomendação podem variar dependendo da fabricante.

No Inove Sua Obra, por exemplo, trabalhamos com pisos vinílicos da Vinile, que possui seu próprio manual de instalação e limpeza. Então, não deixe de conferir o manual da marca do seu piso antes de ensinar os clientes a realizarem a limpeza ou fazer a limpeza do seu próprio.

E, se você quiser saber mais sobre os pisos vinílicos da Vinile ou adquirir peças para seus projetos, é só acessar a nossa loja online

Comments

Comentários


Deixe uma resposta