Ideias para reformar o consultório de forma rápida e limpa

Escolher o local ideal já é um desafio para quem está começando, muitas vezes demanda reformas ou até mesmo construções. 

Mas reformar um espaço que já está em funcionamento é uma tarefa ainda mais desafiadora. Reformar um consultório ou clínica sem quebra-quebra, sujeira e nem modificações à agenda de atendimento, parece impossível. Não é mesmo?

Muitos profissionais ao montarem um negócio, ficaram satisfeito com o resultado, mas com o passar do tempo o aspecto visual passa a não condizer com o público ou com os objetivos do negócio.

Porém, mudar a essa altura do campeonato não parece ideal. Até porque alguns podem enfrentar desafios já no período do planejamento, como:

  1. Quebra-quebra

Em uma reforma já é possível esperar por pó, cheiros e barulhos. Ao contrário de outros espaços, essas características não podem estar presentes dentro de um consultório médico. 

Por isso, muitos consultórios abrem mão das reformas. Mas é possível dar uma “ cara nova” para o consultório de forma limpa e sem cheiro.

  1. Mudanças no imóvel

Outro desafio que acontece quando o espaço é alugado, é quando proprietário não autoriza as mudanças ou nega cobrir uma parte dos custos.

Muitas vezes, isso desencoraja o proprietário a fazer grandes investimentos no imóvel, já que depois será deixado no imóvel.

Para isso, o correto é utilizar de recurso de construção que não sejam incorporados, mas apenas sobrepostos.

  1. Interferência na agenda

Parar a agenda por semanas para um reforma, torna a reforma inviável em si. 

Por isso desde o planejamento, é importante se atentar o tempo de cada procedimento, pois elas devem ser rápidas ou, como chamamos, “externas”, em que a maior parte dos trabalhos são apenas instalados no ambiente.

Dicas para reformar o seu consultório

No mercado existem diversas soluções que podem ser elaboradas fora do consultório e depois só aplicadas rapidamente no espaço.

Rápido, limpo, seco e reversível.

Veja agora algumas ideias que você pode usar para dar um “up” na sua clínica em poucos dias.

Vidro leitoso ou colorido

O vidro traz um ar de sofisticação e tecnologia para o ambiente. Desde objetos, portas ou até mesmo divisórias de ambientes, o vidro é um material prático e de fácil aplicação.

Os painéis de vidro não transparentes são incríveis, e devem ser considerados no momentos de avaliar e planejar sua reforma. 

Painéis de madeira

A madeira traz a sensação de calor e acolhimento. Se essa sensação faz parte daquilo que você está esperando após a reforma, a madeira é uma boa aposta. 

E da mesma forma que os vidros, os painéis de madeira não são confeccionados no consultório e são de fácil aplicação.

Caso prefira por materiais laváveis e até mesmo mais baratos, você pode encontrar tecidos texturizados que imitam muito bem o original.

Espelhos

Assim como os vidros, o espelho também pode ser aplicado sobre paredes, bancadas e mesas, de forma rápida e prática.

Elas dão a sensação de limpeza, ideal para ambientes como o consultório. 

Você pode aplicá-lo em diversos locais e de várias formas. Na recepção para que seu paciente se olhe quando estiver indo embora após colocar lente de contato dental ou de ter feito um clareamento dental com moldeira .

Piso sobre piso

Remover o piso é um problema, já que é preciso quebrar e fazer muita sujeira para colocar o outro.

Mas não se preocupe se mudar o piso é uma prioridade para você. Existe uma formas “seca” de trocar o piso.

A opção mais prática e rápida é o piso de vinílico. Ele possui textura semelhante a de madeira, é de fácil instalação, basicamente, ele piso é colado no chão. Mas, se o ambiente exigir muitas lavagens, não é o ideal.

Mas ainda assim, é possível aplicar um piso de porcelanato diretamente sobre o piso já existente, ele é quase tão rápido quanto o outro. A desvantagem é que faz um pouco de sujeira e precisa esperar que o cimento seque antes de apoiar móveis pesado sobre ele.

Invista na reforma

O ambiente em que você recebe seus pacientes é a porta de entrada para o seu negócio. Ele diz muito sobre você e sobre os seus serviços.

O acabamento, os móveis e a limpeza, são responsáveis por provocar as sensações que estão associadas a você, mesmo que de forma inconsciente. 

É possível transmitir confiança só com as escolhas do seu espaço. Mas além disso, há outro fator importante e que não deve ser negligenciado. A administração.

Ela também deve passar por reformas para que possa atender melhor o seu paciente. 

Reforma administrativa

Assim como a reforma do espaço físico, é importante que de tempos em tempos, o administrador faça uma reforma administrativa, ou seja, que atualize. Verifique se seu consultório tem o melhor sistema, se existe algo que possa ser melhorado.

Se coloque em situações rotineiras de atendimento, como um cliente te questionando “quanto custa um implante dentário com enxerto ósseo?”ou quando uma pessoa te manda uma mensagem com “implante dentário preço”, por exemplo, e veja quanto tempo você gasta para conseguir passar essa informação. 

Faça vários teste e se encontrar algumas deficiências no processo, pesquise por ferramentas no mercado que possam solucionar e agilizar sua rotina.

Além de fazer um procedimento, o cliente procura uma boa experiência, desde o espaço até o atendimento.

Do que adianta ter um lugar incrível se o atendimento é demorado ou ruim?

Para a satisfação do seu cliente, vale a pena o investimento. Reforme, atualize e ganhe vantagens competitivas!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta