Segurança na obra: Uso do protetor de vergalhão

Quem trabalha na área da construção civil sabe que frequentemente pontas dos vergalhões ficam expostas no canteiro da obra. Como elas são feitas de ferro, são perigosas e podem causar acidentes graves com os profissionais ou demais frequentadores do local.

Para garantir a segurança de todos na obra, foi criado o protetor de vergalhão. Apesar de ser essencial para proteger todos no canteiro, o protetor ainda é desconhecido por muitos profissionais da área e não está presente no desenvolvimento de diversas obras.

Por isso, fizemos este post explicando o que é o protetor de vergalhão, como usá-lo e o porquê ele é obrigatório em sua construção. Continue lendo e confira!

O que é e como usar o protetor de vergalhão

Como o nome já diz, o protetor de vergalhão é um item que protege o ferro, ou seja, evita que as pontas das barras fiquem expostas na obra e causem acidentes graves no local.

O protetor, que pode ser utilizado em barras de aço de 8 a 25 mm, deve ser encaixado na ferragem e girado no sentido horário para que fique firme na peça de aço. É essencial garantir que ele está firme na barra, pois ele pode sair do lugar se não for bem encaixado. Dessa forma, ele não será capaz de proteger os profissionais e outros frequentadores do local.

Proteger os vergalhões pode parecer um exagero para alguns, porém essa ação é realmente necessária. Trabalhadores que estão focados em um ponto do serviço, por exemplo, podem se distrair e cair em cima das barras ou se chocar com elas. Se as pontas de ferro estiverem expostas, o indivíduo pode se ferir gravemente. Já se elas estiverem protegidas, nada acontecerá.

O protetor ainda é feito na cor vermelha, o que é ótimo, pois chama a atenção de quem está no canteiro e diminui ainda mais as chances de acidente. Outra vantagem desse produto é que o preço dele é acessível, então não é preciso fazer um investimento alto para garantir a segurança de todos no canteiro.

E quando acabar a obra, não pense que você terá que descartar os protetores utilizados. Todos eles são reutilizáveis e poderão ser aproveitados em seu próximo trabalho!

Por que é obrigatório usar o protetor de vergalhão

Como foi dito, o protetor de vergalhão é essencial para garantir a segurança de todos na obra. Entretanto, o que muitos profissionais não sabem, é que fornecer essa proteção é obrigatório atualmente e não apenas uma escolha do responsável pelo canteiro.

De acordo com o item 18.8.5 da Norma Regulamentadora 18 – NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção:

  • “É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas”.

Ou seja, ao não proteger as pontas dos vergalhões, o responsável está descumprindo um normativo. Essa ação não apenas coloca os trabalhadores em risco, como também pode causar à paralisação do canteiro de obras, o recebimento de multa e ações judiciais para os responsáveis pela construção.

Sendo assim, o protetor de vergalhão deve estar sempre presente em seu serviço. Caso você ainda não tenha esse produto, basta acessar a nossa loja online para garantir protetores de ótima qualidade!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta