Você conhece todas as etapas de uma obra?

Começar uma construção do zero é uma tarefa complexa que deve ser bem planejada e organizada para ter um ótimo resultado. Existem diversas etapas em uma obra que podem variar de acordo com o projeto, mas outras são obrigatórias em qualquer construção.

Por isso, todos os pedreiros e profissionais da área precisam conhecê-las. Pensando nisso, fizemos uma lista com todas as etapas de uma obra que são essenciais. Confira!

Etapas de uma obra

1. Estudo do projeto

Quando estiver estudando a possibilidade de fazer uma obra, primeiro você tem que analisar o projeto. Veja quais são as expectativas dos clientes, arquiteto e o que é possível fazer. Caso você aceite o trabalho, é preciso estudar novamente o projeto antes de começá-lo para se organizar e planejar a execução da obra.

2. Fundação

Depois de se planejar, é hora de começar a obra. Para colocá-la em prática, você precisa preparar o terreno, ou seja, limpar e nivelar o local. Em seguida, você e seus colegas de trabalho devem fazer as fundações (ou alicerces) da casa ou edifício.  

3. Alvenaria

Após montar a sustentação da obra, é preciso colocar lajes, vigas e pilares para chegar à etapa da alvenaria. Isto é, a fase em que as paredes do projeto são construídas.

Lembre-se de que a alvenaria pode ser tanto a convencional ou a estrutural. Por isso, é preciso checar o projeto antes de iniciar essa fase e confirmar com os clientes qual é o tipo de alvenaria que eles desejam para a obra.

4. Telhado

A quarta etapa fundamental de qualquer obra é a colocação do telhado. Esse pode ser feito com telhas de concreto, PVC, cerâmica, entre outros. Fazer essa cobertura nesse momento do projeto é importante, porque ele protege a obra de chuvas, ventos, sol intenso e outros fatores que podem prejudicar o andamento do trabalho.

5. Elétrica e hidráulica

A fase de instalação da parte elétrica e hidráulica pode começar aqui ou juntamente à etapa da alvenaria. A decisão de quando ela começa depende principalmente do mestre de obras e do modo que ele gosta de trabalhar.

Independentemente do momento exato que ela começará, lembre-se de que nessa etapa os profissionais envolvidos têm que instalar cabos, canos, rede de água, distribuição de energia, fios e conexões.

6. Acabamento

O acabamento da obra é uma etapa trabalhosa, mas é ela que dá a cara do projeto. Afinal, é nessa fase que são feitos rebocos, a instalação de pisos, revestimentos, esquadrias, portas e a pintura da obra. Caso haja um projeto complementar, como de jardinagem ou paisagismo, ele também deve ser feito nessa etapa.

7. Limpeza final

Depois de tudo pronto, chega a hora de fazer a limpeza final! Retire equipamentos, limpe os ambientes e verifique se as instalações feitas, como de água e energia, estão funcionando.

Após passar por todas essas etapas de uma obra, ela estará finalizada e pronta para ser utilizada pelos clientes. Mas, lembre-se de que essas são as fases essenciais, ou seja, dependendo do projeto pode ser necessário realizar mais algumas etapas.

Depois de conhecer todas as etapas de uma obra, você deseja continuar conferindo dicas sobre o setor? Se quiser, é só ficar ligado no site do Inove Sua Obra!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta