Fazer reforma durante a quarentena?

Devido à pandemia de coronavírus (Covid-19), muitos serviços foram interrompidos e outros passaram a ser feitos em casa para que se cumprisse a recomendação de isolamento social.

Nesse contexto, como o profissional da construção sabe se deve continuar fazendo a obra já começada ou que estava marcada? É permitido e possível fazer aquela aplicação de pisos vinílicos ou a reforma daquela cozinha de forma segura durante a quarentena?

Para que você saiba como agir nesse novo cenário, vamos responder todas essas questões a seguir. Confira!  

Fazer ou não uma reforma durante a quarentena

Nesse momento, o recomendado é realizar apenas reformas emergenciais, isto é, que sejam essenciais para o funcionamento adequado da casa ou edifício. Pode ser feito, por exemplo, consertos em elevadores, banheiros, de vazamentos e instalações de ar-condicionado.

Os projetos de decoração, por outro lado, devem ser adiados ou interrompidos até que a situação se normalize. Essa é a recomendação, porque boa parte dos profissionais está trabalhando em casa agora e esse tipo de obra faz bastante barulho. Sendo assim, ela atrapalharia muito os vizinhos dos clientes.

Além disso, como a pandemia ainda não foi contida, realizar serviços não essenciais pode colocar pessoas em risco, como os próprios trabalhadores ou os moradores do edifício.  

Dicas para fazer reforma durante a quarentena

Apesar de diversas obras estarem paradas, as emergenciais continuam sendo realizadas. Por isso, separamos 3 dicas para fazer reforma de maneira segura durante a quarentena!

Respeite o horário de obras

Geralmente, as cidades possuem um horário fixo em que é permitido realizar obras, como das 08h às 17h. Lembre-se de respeitar esse horário, principalmente para não atrapalhar os vizinhos de seus clientes.

Se for um reparo um pouco mais complicado e demorado, veja ainda se há como fazê-lo em dias alternados ou com horários de trabalhos mais curtos. Dessa forma, você dá um descanso para os vizinhos que estão trabalhando em casa.

Higienize o local e equipamentos frequentemente

O seu cliente deve fornecer equipamentos de higiene para que você se proteja e garanta a segurança dos demais moradores ou frequentadores do edifício enquanto trabalha. Mas, o melhor é se garantir e ter pelo menos um álcool em gel com você. Dessa maneira, você consegue higienizar os seus equipamentos, mãos e o local com frequência.

Use máscara

Por último, não deixe de usar máscara enquanto estiver na reforma, principalmente quando estiver conversando com alguém. Tire-a somente para comer ou beber e depois a coloque novamente.

Ela vai reforçar sua segurança e a dos demais presentes no ambiente. Lembre-se ainda de manter distância dos moradores e clientes, mesmo quando for conversar com eles. Assim, todos ficarão mais protegidos.

Seguindo essas regras rigorosamente, você fará um bom trabalho, não se colocará em risco, portanto, não será um risco para os outros. Então, se precisar fazer uma reforma durante a quarentena, observe se ela é essencial e – caso seja – não se esqueça de nossas dicas.

Para saber mais sobre obras e o setor de construções durante a quarentena é só continuar acessando o nosso site

Comments

Comentários


Deixe uma resposta