Construção Civil durante o Coronavírus (COVID-19)

O setor da construção civil foi um dos serviços essenciais que não parou de funcionar mesmo com a pandemia do coronavírus. Mas, isso não significa que o setor e os profissionais da área não estejam enfrentando desafios nesse período em que o recomendado é fazer quarentena.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você saiba quais são os desafios para o setor e como se proteger em um canteiro de obras. Confira!

Desafios da construção civil durante a quarentena

No ano passado, a construção civil teve um ótimo desempenho, sendo que no terceiro trimestre de 2019 ela apresentou o seu melhor desempenho desde o primeiro trimestre de 2014. Por isso, as expectativas para o setor em 2020 eram as melhores. Contudo, ninguém esperava a pandemia de Covid-19.

Com a disseminação da nova doença, o setor desacelerou e dificilmente serão feitos novos investimentos a curto prazo. Porém, as expectativas a médio e longo prazo ainda são boas, porque o setor tem recursos para voltar a crescer depois do fim da quarentena.

Enquanto ela não acaba, os profissionais da área continuam realizando os projetos que já estavam em andamento antes da pandemia. O trabalho presencial continua, pois a construção civil foi considerada um serviço essencial para o país.

Como se proteger no canteiro de obras

Como as obras não pararam mesmo com as medidas de isolamento social, mais um desafio do setor foi adequar os ambientes para continuar o trabalho com mais segurança. Independente do local que você esteja trabalhando, seja um canteiro de obras ou uma pequena reforma, é importante que você se cuide. Então, veja nossas 4 dicas para se proteger em um projeto de construção civil!

Mantenha distância dos demais profissionais

Se você estiver trabalhando com outros profissionais, lembre-se sempre de manter uma distância de pelo menos 1 metro de cada colega. Não é tão difícil manter essa distância, porque canteiros costumam ser locais abertos. Apesar de ser estranho, lembre-se também de não cumprimentá-los para evitar contaminações.

Use máscara

Não se esqueça de usar uma máscara, porque em algum momento você vai conversar ou ficar mais perto de alguém, e ela fará toda a diferença em sua proteção e na de seu colega de trabalho. Tire-a apenas em suas refeições e lembre-se de higienizá-la depois de usá-la.

Higienize as mãos e equipamentos frequentemente

Higienizar as mãos é mais uma das principais medidas contra o coronavírus. Por isso, é essencial que você as lave com água e sabão frequentemente durante o seu dia de trabalho. Caso não tenha água e sabão perto de você, procure sempre ter álcool em gel para poder limpar as mãos.

Se você estiver trabalhando em um canteiro, você ainda tem que limpar os equipamentos compartilhados para proteger você mesmo e seus colegas. É importante conversar com todos os profissionais também para lembrá-los da importância de higienizar os equipamentos.

Não ignore sintomas de coronavírus

E, por último, não ignore sintomas de coronavírus. Se você tiver febre, dor de garganta ou problemas respiratórios vá a uma unidade de saúde. Caso seja necessário, afaste-se por algumas semanas e só volte ao trabalho quando estiver melhor.

Ninguém sabe exatamente como ficará o setor de construção civil após o fim da pandemia de coronavírus. Mas, até lá o ideal é que todos se cuidem para conseguirem voltar bem e recuperar o crescimento do setor!

Caso você queira saber mais sobre construção civil, não deixe de acessar o nosso site!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta