Como fazer Paginação de Pisos

A paginação de pisos é importante, porque ela define qual será o revestimento utilizado, como piso vinílico ou porcelanato, o tamanho e o formato ideal das peças, a quantidade de peças necessárias e qual será a direção da instalação dos pisos em um ambiente.

Por isso, é fundamental que essa atividade seja feita com a maior exatidão possível. Pensando nisso, montamos um passo a passo de como realizar uma paginação de pisos. Confira!

Passo a passo

1. Converse com o cliente sobre a paginação

Existem muitas dicas sobre a paginação de pisos que podem parecer regras de tanto que elas são repetidas. Por exemplo, os cortes devem ficar em cantos, embaixo de móveis ou atrás das portas.

Contudo, você tem que se lembrar de que o mais importante é conversar com o cliente sobre o assunto para saber qual é o gosto dele, ou seja, de que forma ele prefere que os pisos sejam colocados no ambiente. Você pode e deve orientá-lo, mas é fundamental que o local tenha a cara do cliente.

Então, pergunte qual tipo de piso ele quer, se ele deseja que o piso seja alinhado com a parede, se todas as peças devem estar totalmente alinhadas e qual será o sentido da instalação (onde ela começa e termina).

2. Monte a paginação dos pisos

Depois de conversar com o cliente, é o momento de fazer a paginação de pisos. Essa pode ser desenhada na planta do projeto (se você tiver acesso a ela) pelo computador ou no próprio ambiente onde os pisos serão colocados.

Na planta, você deve desenhar as peças no formato e tamanho escolhidos. Já para fazer a paginação no ambiente, você deve colocar uma peça onde combinou com o cliente de começar a paginação e fazer uma fileira até a outra ponta do ambiente (no sentido que foi combinado previamente).

Não se esqueça de usar os niveladores para que os espaços já fiquem certos entre uma peça e outra. Ao fazer isso, você saberá onde os cortes terão que ser feitos e o tamanho ideal das peças.

Lembre-se ainda de que o ideal é que não seja necessário fazer muitos cortes, para não haver desperdício de material. Se o formato do espaço for irregular, ou seja, se ele tiver muitas paredes irregulares e interferências, o mais indicado é que você compre algumas peças a mais do que o definido em seu planejamento.

3. Faça o teste no ambiente

Mesmo que você tenha feito a paginação no próprio espaço onde os pisos serão colocados, você deve fazer o teste no ambiente todo para conferir se o seu trabalho está correto.

Caso você tenha apenas desenhado na planta, essa verificação é ainda mais necessária. Mas, como fazê-la? Se você ainda não tiver feito nada no próprio ambiente, faça a fileira de pisos citada no tópico acima.

Após montar essa fileira de pisos, pegue outro piso e meça se a quantidade de peças necessárias está de acordo com a do planejamento. Para fazer isso, você deve pegar uma peça, colocá-la ao lado de uma da fileira inicial e contar quantos pisos desse são necessários para chegar até o fim do cômodo.

Para fazer uma contagem exata, você pode marcar o local em que a peça termina com uma caneta ou até fazer um risco com a ponta da própria peça.

Lembre-se de que sobrará um espaço no canto, porque você ainda vai colocar os espaçadores entre um piso e outro. Se não sobrar uma lacuna pequena ou sobrar espaço demais, é porque algo está errado.

Ao final desse trabalho, você saberá a quantidade de pisos que terá que usar, quais e onde serão feitos os cortes. Caso o piso seja estampado, é preciso ter um cuidado extra na hora da paginação para que o desenho não seja desvalorizado.

Depois de descobrir como fazer a paginação de pisos, se você ainda quiser saber mais dicas sobre construção, acesse o nosso site!

Comments

Comentários


Um comentário sobre “Como fazer Paginação de Pisos

Deixe uma resposta