Tudo que você precisa saber sobre concreto!

O trabalho na área da construção civil envolve uma série de materiais, sendo o concreto um dos mais utilizados no canteiro de obras. Afinal, ele é resistente, durável e bastante viável em vários tipos de demandas.

Esse material é obtido a partir da mistura de cimento, água e aditivos. Também são inseridos nessa composição os agregados que podem ser graúdos, como a brita, ou miúdos, como a areia.

A mistura acontece da seguinte forma: a água e o cimento iniciam uma reação química cujo resultado é o endurecimento da massa. Já os agregados auxiliam no preenchimento dos espaços vazios.

Essa combinação proporciona mais resistência ao concreto, reduzindo as retrações durante a secagem, o que ajuda a evitar fissuras.

Tipos de concreto

O concreto é de grande relevância no canteiro de obras, podendo ser utilizado em diferentes sistemas construtivos. No entanto, a complexidade das estruturas fez surgir a necessidade de novos tipos de concreto.

Vejamos alguns exemplos:

Concreto Convencional: Ele é fabricado na própria obra, utilizando o auxílio de pás, colher de pedreiro, baldes e betoneira. Devido à consistência mais seca, o uso de vibradores pode ser necessário para garantir o adensamento correto do concreto.

Concreto armado: Esse material é a junção do concreto com armações de aço, garantindo durabilidade e estabilidade das estruturas. Afinal, o concreto aguenta o peso e o aço evita que a armação ceda.

Concreto bombeável: Esse material é mais fluido, possibilitando realizar sua colocação via bombeadoras. Além de facilitar a aplicação, o bombeamento evita a segregação do concreto, mantendo sua consistência e uniformidade.

Concreto protendido: A técnica consiste em inserir cabos de aço de alta resistência no concreto, com aplicações de tensões de compressão nas partes tracionadas pelas solicitações dos carregamentos.

O concreto protendido possibilita a construção de vãos livres um pouco maiores que os do concreto armado convencional.

Concreto leve: O material é mais leve que o concreto tradicional. Ele pode gerar redução de custos, baixa permeabilidade e diminuição do peso nas estruturas.

Concreto pesado: Esse tipo de concreto utiliza agregados de maior massa específica para atingir valores superiores a 2.800 kg/m3. Ele é muito utilizado como contrapeso e isolante radioativo em hospitais, gasodutos e usinas nucleares.

Como melhorar a qualidade do concreto

Existem vários tipos de concretos no mercado para diferentes aplicações. Mas uma coisa todos eles têm em comum: precisam de reforço e proteção contra infiltração e umidades.

Pedreiros experientes sabem que uma boa concretagem não se reduz a misturar todos os materiais na betoneira, fazer a aplicação e pronto. É preciso pensar nos desgastes que a estrutura pode ter no futuro.

Você já deve ter notado que, após a entrega de uma obra, em pouco tempo as superfícies de concreto costumam ficar feias, rachadas e com fissuras. Em um serviço de qualidade isso não pode acontecer.

Por isso, na hora de construir ou reformar, utilize o FibraFix, multifibras de poliéster para reforço em concreto ou argamassa. O produto é indicado para aplicação em contra pisos, paredes, rebocos e construção em geral.

A aplicação é simples e rápida. Basta adicionar uma embalagem de 200g para cada saco de cimento de 50 kg, ou uma embalagem de 600g para um metro cúbico. A massa é misturada normalmente, sem necessidade de adicionar água para diluir o produto.

Veja os benefícios que o FibraFix pode trazer à sua obra:

  • Homogeneidade na mistura;
  • Aumento da vida útil do concreto;
  • Redução da permeabilidade do concreto;
  • Diminuição considerável do fator abrasivo;
  • Aumento da resistência de impacto a carga dinâmica.

Mas esse não é o único aditivo aliado do concreto. Os impermeabilizantes também são a solução definitiva para sua obra.

O Rebotec, por exemplo, é um aditivo em pó que reage com o cimento durante o processo de hidratação. Isso dá origem às substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, propiciando uma elevada impermeabilidade ao concreto ou argamassa.

Além disso, o Rebotec se caracteriza por ser hidrofugante. Ou seja, ele repele a água, evitando a passagem de umidade e infiltração.

Vantagens de utilizar o impermeabilizante Rebotec:

  • A ação do produto não diminui como tempo. Ou seja, seu efeito é permanente;
  • Melhora a trabalhabilidade da argamassa e do concreto sem aumentar a água, plastificando a argamassa e o concreto;
  • Isentos de cloretos, o que permite sua utilização em concreto armado;
  • Fácil mistura e dosagem;
  • Retarda o tempo de pega (início e fim) de 30 a 60 minutos, em relação ao traço se aditivo.

Não espere que o seu trabalho dê o que falar por conta de problemas. Ao contrário: garanta que a concretagem fique livre de trincas, infiltrações e umidade e recolha apenas elogios dos clientes.

Faça suas compras com a Inove sua Obra e tenha certeza de que o melhor custo-benefício está do seu lado.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta