Descubra 3 maneiras de inovar no assentamento de azulejos e porcelanatos

Assentar azulejos e porcelanatos pode não ter muito segredo para os pedreiros. Afinal, eles lidam com isso todos os dias e com grande eficiência. Contudo, sabemos que essa é uma tarefa demorada, já que é necessário medir, alinhar os desenhos e conferir o projeto.

Ufa… realmente não é fácil! É preciso ter muita técnica, paciência e atenção para que o trabalho saia no tempo programado, com qualidade e sem desperdício de material.

Por mais rotineiro que o assentamento de piso seja, principalmente para azulejistas experientes, há sempre uma forma de facilitar a vida desses profissionais.

Ao construir casas ou prédios comerciais é importante estar atento às inovações do mercado da construção civil, pois elas vão simplificar a execução do trabalho e melhorar a qualidade da entrega.

Porque inovar no assentamento de pisos?

A gente sabe que existem diversos tipos de cerâmicas no mercado e elas são essenciais na composição da parte estética do imóvel. As peças dão vida, cor e imprimem identidade ao ambiente.

No entanto, um revestimento mal colocado ou desnivelado pode tirar a harmonia do espaço, pondo em cheque todo o trabalho realizado. Para aplicar porcelanatos e azulejos é preciso levar em consideração o tamanho, o tipo (liso, antiderrapante, esmaltada, etc.) e a espessura do material.

Além disso, quanto mais caprichada ficar a aplicação do piso, mais você será solicitado para outras obras, podendo se tornar referência nessa especialidade.

Como descomplicar a vida do pedreiro

Para te ajudar a ter sempre eficiência no canteiro de obra, damos três sugestões para você inovar no assentamento de azulejos e porcelanatos.

#1 Atente-se na escolha da argamassa

Pode parecer insignificante, mas o tipo de argamassa utilizada no processo faz toda a diferença no resultado. Infelizmente, existem profissionais que aplicam qualquer produto, já que o importante é colar as peças. Mas não é bem assim!

Os revestimentos cerâmicos possuem porosidades e aderências distintas, necessitando de variações diferentes para cada situação. Por exemplo: a argamassa utilizada na cozinha não é a mesma aplicada no banheiro.

Então, antes de comprar qualquer argamassa, leia com atenção as instruções contidas na embalagem do revestimento e use o produto correto.

#2 Aposte em niveladores para porcelanatos

Um trabalho caprichado e com qualidade tem o seu lugar, não é mesmo? Por isso a importância de nivelar o piso e dar o espaço adequado entre as cerâmicas. Sem isso, seu serviço pode ir por água abaixo.

É sempre bom investir em ferramentas que auxiliam na execução da obra, como o nivelador de piso. Ele é o principal facilitador na colocação de porcelanato.

Esse material de construção, geralmente, é composto por duas peças: espaçador e cunha. O primeiro é colocado entre os revestimentos, mantendo todas as placas no mesmo nível. Já a cunha prende e ajusta o espaçador, proporcionando o acabamento desejado.

Sabe quando alguém está andando em uma superfície cerâmica e, de repente, tropeça porque uma placa está mais alta que a outra? O nivelador de piso impede que isso aconteça, deixando o piso plano e sem depressão.

Essa ferramenta traz mais agilidade e qualidade para a obra, desde que utilizada de forma correta. Isso significa fazer uso também de outro material essencial para essa atividade: o alicate nivelador.

#3  Espaçador cruzeta para azulejos

Outra ferramenta bastante utilizada é o espaçador cruzeta. É uma peça plástica em forma de cruz, cuja finalidade é facilitar o assentamento de azulejos, garantindo um acabamento mais refinado, proporcionando espaços uniformes entre as peças e a percepção estética imediata no final da obra.

Existem vários tamanhos disponíveis do espaçador cruzeta. A escolha vai depender do tamanho do azulejo a ser utilizado. Cada peça plástica exige uma distância mínima entre elas, permitindo a expansão das partes que absorvem  água e evitando problemas que podem comprometer o acabamento no futuro, como as trincas.

Se você precisa modernizar sua obra e trabalhar com o que há de mais avançado no mercado, avaliar custo e prazo com certeza vai fazer uma grande diferença no seu planejamento.

A loja de material de construção Inove sua Obra pode te ajudar nessa tarefa. Entre no  site e veja a nossa variedade de produtos e ferramentas.

Aguardamos sua visita!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta