6 dicas indispensáveis para tornar sua construção mais segura

Quando falamos em construção logo imaginamos escadas, tintas, portões de ferro e pregos para todos os lados.  Além de formar uma grande bagunça, esses materiais são geradores de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Não importa se você é um autônomo ou trabalha em uma grande construtora, a segurança de trabalho é sempre indiscutível! 

Afinal, ninguém quer causar acidentes por descuido, por isso, separamos 6 dicas que irão te ajudar a manter sua construção mais segura, confira agora!

  1. Planejamento  

O planejamento precisa ser o primeiro passo antes de iniciar qualquer tipo de obra. Antes de comprar uma casa ou fazer a manutenção da empilhadeira é preciso se planejar, afinal de contas, ninguém quer gastar mais que o necessário, não é mesmo? E com sua obra não seria diferente.

Planeje desde seu orçamento até quais equipamentos de segurança serão necessários, faça um levantamento de riscos para garantir a segurança de toda sua construção.

  1. Sinalização     

A sinalização deve ser simples e informativa! Nada de criar códigos para os colaboradores decifrarem. Seja claro e objetivo nas informações que quer passar.

A sinalização é fundamental para orientar quais são as áreas de risco, o uso obrigatório do EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e locais de passagem seguros em sua construção. Isso te ajudará a prevenir possíveis acidentes por falta de comunicação.  

  1. EPIs 

Parece meio redundante dizer isso, mas é essencial lembrar que o uso dos equipamentos de proteção é obrigatório em sua construção! 

Exija que os operários usem luvas, botas, óculos, capacetes entre outros equipamentos de segurança, tudo para evitar possíveis acidentes. É importante frisar a manutenção e troca em caso de desgaste desses equipamentos.

 

  1. Manutenção  

O uso e manutenção do EPI é indispensável para qualquer construção. Mas somente isso não garante segurança, fique atento ao bom funcionamento dos seus equipamentos e máquinas antes de colocar a mão na massa.

Todos os seus equipamentos precisam passar por manutenção preventiva, isso garante uma segurança a mais para sua construção. Ninguém quer parar de trabalhar por causa de arruela de pressão (Arruela utilizada máquinas e equipamentos que sofrem vibrações constantes) em mal funcionamento, não é? 

  1. Organização  

Sua construção já está bem sinalizada, seus colaboradores estão bem equipados, suas máquinas estão em pleno funcionamento, então já podemos começar, né? Ainda não! Precisamos falar sobre a organização e limpeza. 

Quantas vezes você não ouviu a famosa frase para deixar seu quarto organizado? Garanto que muitas! Com sua construção não é diferente. Manter o entulho separado, guardar objetos perfurantes, não espalhar pelo local os tijolos, areia, ferramentas e madeiras e outros objetos vão otimizar seu tempo, além de garantir mais segurança. 

  1. Especialistas  

Está precisando de uma ajuda para definir quais EPIs serão necessários, organizar sua sinalização ou quais melhorias seu equipamento está precisando? Se acalme, existem profissionais que podem te auxiliar a manter sua construção mais segura e otimizada. 

Os especialista de segurança do trabalho podem te orientar em como manter sua construção mais segura e funcional, dessa forma é possível economizar tempo e recursos na hora de construir. 

Antes de começar qualquer tipo de construção se planeje, se equipe com os EPIs, mantenha o local de trabalho bem sinalizado e limpo e faça manutenção dos seus equipamentos. Seguindo essas dicas você já estará apto a começar suas obras com total segurança.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta