Aditivos impermeabilizantes de concretos e argamassas: solução definitiva para umidade e infiltração

Um material que tem que fazer parte da lista de compras quando se pretende construir uma casa é o aditivo impermeabilizante.

Os aditivos são produtos adicionados em pequenas porções durante o preparo do concreto. O objetivo é modificar propriedades da massa em seu estado endurecido. Já o aditivo impermeabilizante, como o próprio nome diz, torna o concreto impermeável. Ou seja, ele impede que a água percorra a parte interna da estrutura, causando infiltrações.

A aplicação do produto é muito versátil e necessária ao pedreiro. Seu uso é válido desde a concretagem da fundação e revestimento de argamassas até o acabamento, além de processos de assentamento de alvenarias de piscina, que terão contato intenso com umidade.

A infiltração é apenas um dos muitos problemas que podem ser evitados. Quando os sinais são percebidos nas paredes, não basta, simplesmente, impermeabilizá-las. Na maioria das vezes, o mofo, as trincas no teto e a pintura descascada são ocasionadas por uma infiltração estrutural.

Assim, ao impermeabilizar a parede, estaremos “maquiando” os prejuízos estéticos. Em pouco tempo os sinais vão aparecer novamente, indicando que, para conter a infiltração de forma definitiva, a umidade precisa ser identificada e solucionada.

Evitando infiltrações com aditivos impermeabilizantes

As principais causas de infiltrações na estrutura são vazamentos de tubulações, fissuras nas paredes que permitem a percolação de água da chuva e falha na impermeabilização de lajes e/ou das vigas baldrames no processo de fundação.

Qualquer edificação está sujeita à infiltração pelas duas primeiras causas. As conexões das redes de água ou esgoto podem apresentar falhas ao longo do tempo, assim como variações climáticas podem movimentar a estrutura, ocasionando rachadura nas paredes.

Já a falha de impermeabilização é um erro profissional no processo de construção. As vigas baldrames, por exemplo, ficam em contato direto com o solo. Em períodos chuvosos, como o terreno fica encharcado, a umidade “escorre para cima”, o que compromete seriamente a estabilidade da estrutura.

A solução definitiva para evitar transtornos e oferecer segurança para o cliente é incluir, na lista de materiais de construção, o aditivo em pó para impermeabilizar concretos e argamassas. Esse componente reage com o cimento durante o processo de hidratação, dando origem a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando uma elevada impermeabilidade ao concreto ou argamassa.

Onde encontrar aditivos impermeabilizantes com bom preço?

A Inove sua obra dispõe das melhores marcas de aditivos impermeabilizantes do mercado.

O Maximus Impermeabilizante , por exemplo, impermeabiliza a argamassa através do processo de hidrofugação, bloqueando os capilares e evitando a passagem de umidade. Ele é indicado para impermeabilizar lajes, rebocos, pisos, consertos de rodapé, piscinas, muros de arrimo, massas finas, contrapisos ou quaisquer argamassas.

Maximus-PNG Rebotec 20kg NOVO

Já o Rebotec Impermeabilizante, outro grande nome do mercado, melhora a trabalhabilidade da argamassa e do concreto sem aumentar a água. Em outras palavras, além do efeito impermeabilizante, o produto plastifica a argamassa e o concreto. Para completar, também é hidrofugante e indicado para estancamento de baldrame, rejunte cimentício, assentamento cerâmico, etc.

Conte para a gente: qual a sua experiência ao incluir aditivos impermeabilizantes na mistura de concreto ou argamassa? Já utilizou alguma dessas marcas? Se precisar de ajuda, pode chamar a Inove sua Obra!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta