Dicas de como aplicar argamassa em cerâmica e porcelanato com mais praticidade e qualidade

A fase de acabamento de uma obra ao construir casa, apartamento ou outro imóvel talvez seja a que reúna o maior número de profissionais. Além do pedreiro é comum a presença de pintor, gesseiro, marceneiro, azulejista e outros.

Nesse momento são assentados pisos e revestimentos. Se realizada de maneira errada, essa etapa pode causar problemas futuros e muito prejuízo. Mas é possível evitar transtornos com o auxílio de máquinas e ferramentas que ajudam a evitar desperdício e a execução imperfeita dessa tarefa.

É necessário também fazer um planejamento prévio antes de executar o serviço.

Veja algumas dicas na hora de aplicar a argamassa e fazer o assentamento de cerâmicas e porcelanatos:

Máquinas garantem mais rapidez e menos desperdício

A primeira orientação, que vai garantir maior qualidade e praticidade nessa tarefa, é a utilização das máquinas de aplicação de argamassa. A Inove sua Obra tem dois modelos disponíveis que vão acelerar o processo e fazer diferença no resultado final.

Ao utilizar a máquina, o azulejista vai diminuir os problemas físicos, comuns a esses profissionais, porque elas é ergonomicamente indicada para essa atividade. O trabalho ganha agilidade, garantindo menos tempo na execução e auxiliando na aplicação das peças maiores.

As máquinas asseguram mais qualidade, evitando problemas na aplicação. Isso porque o trabalhador tem controle sobre a espessura da argamassa, bem como sobre a camada uniforme colocada no piso e na peça, o que evita espaços sem sedimento.

A aplicadora de argamassa Spread 250, fabricada em aço, é de fácil manuseio, proporciona maior comodidade, mais rendimento e menos desperdício. Já os modelos da uBeton, além do conforto, praticidade e rapidez, podem ser utilizados em superfícies mais altas ou diretamente no chão.

Limpe o ambiente antes de iniciar o assentamento

Para que o resultado seja bom, antes de começar a aplicar a argamassa, faça a limpeza correta do contrapiso.

Retire toda a poeira e restos de materiais, como tinta e madeira. Para garantir que a limpeza seja correta, utilize uma escova de aço para retirar a parte mais pesada da sujeira. Depois, faça uma nova varredura com uma vassoura de piaçava ou outro material mais leve.

Tenha um projeto do ambiente

É importante verificar o layout onde o material vai ser assentado e qual impacto visual vai causar. Ele vai se colocado em linha reta, diagonal ou intercalado? A mesma atenção deve ser direcionada ao ponto onde vai ser colocada a peça de partida, ou seja, o local onde vai começar o trabalho.

A sugestão é encaixar a peça de partida no local que ficará mais visível no cômodo, deixando as que forem ser recortadas “escondidas” atrás de portas ou onde os móveis serão colocados.

Utilize material de construção de qualidade

Para garantir que em poucos meses o trabalho não tenha que ser refeito, utilize uma argamassa de qualidade. Isso vai evitar que o piso se solte ou quebre. O mesmo cuidado deve ser tomado no feitio do contrapiso e com as peças que vão ser assentadas, seja porcelanato, cerâmica, pedras, madeira ou outro material. Utilize também os niveladores e espaçadores de piso para o melhor assentamento. Escolha sempre o melhor material possível.

Para isso, procure uma loja de material de construção de confiança, com materiais que tenham procedência.

Máquinas e ferramentas adequadas refletem no resultado final

Utilizar o auxílio de máquinas nessa etapa da obra assegura muitas vantagens para o profissional e para o contratante do serviço. Elas garantem menos tempo na execução, aproveitamento maior da argamassa, evitando desperdício, e mais conforto para os profissionais, o que dificulta o aparecimento de dores e a necessidade de afastamentos.

Com todas essas vantagens, o pedreiro pode entregar um trabalho de qualidade em um prazo menor, o que proporciona a quem o contratou economia e, a ele mais, tempo disponível para atender outras demandas.

Você já experimentou uma dessas máquinas? Ela pode ser útil no seu trabalho? Deixe seu comentário.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta