Como escolher a desempenadeira perfeita para sua obra

O trabalho na construção civil está cercado de materiais e ferramentas que agilizam todas as etapas da obra, mas não basta se abastecer de equipamentos sem entender direito para que servem.

Veja, por exemplo, o caso da desempenadeira. Ela é essencial para a melhora da qualidade do serviço, mas não existe apenas um único modelo dessa ferramenta. Os vários padrões de material, com objetivos diferentes, precisam ser respeitados no momento da construção – e, por isso, as opções dessa mesma ferramenta são bem variadas.

Fazer a escolha da desempenadeira certa ao construir garante ao pedreiro segurança na execução da tarefa e um melhor resultado dentro da obra.

A ferramenta é utilizada para aplicar e alisar argamassa e, também, produzir ranhuras na colocação de cerâmicas ou pedras. Feita de plástico, metal ou madeira, ela atende a um tipo específico de argamassa ou revestimento, sendo facilmente identificável pelo seu formato retangular.

Tipos de desempenadeira

Ao entrar em uma loja de material de construção para comprar desempenadeira, você vai encontrar uma série de opções que se assemelham apenas pelo formato de base lisa e uma alça com empunhadura. No entanto, cada tipo varia de acordo com o material do qual é feito, bem como seu tamanho, superfície e borda.

Conhecer os tipos de desempenadeira traz facilidades para a realização de diferentes tipos de trabalho.

Conheça alguns modelos de desempenadeira:

Reta

Ferramenta com base metálica lisa e reta. Serve para aplicação de argamassa e para dar acabamento de qualidade a rebocos, emboços e pisos de concreto.

Dentada

Esse modelo é perfeito para assentar argamassa colante e fazer colocação de peças de revestimento como cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais.

Já a dentada fechada, com cabo de duas hastes de fixação e dentes de 10 mm, é ideal para aplicação de argamassa para revestimentos cerâmicos e cimento.

Dentada com regulagem

A desempenadeira dentada com regulagem é feita de aço super resistente e tratamento anticorrosivo. O cabo foi criado com o objetivo de ser a estrutura ideal para a ferramenta, regulando a largura dos dentes conforme a necessidade. Isso oferece maior resistência na aplicação de pisos de diferentes tamanhos.

Superdentada

Esse modelo tem as bordas dentadas na largura e no comprimento e espaço uniforme entre os dentes. É indicado para assentamento de revestimentos.

Superdentada em U

Essa desempenadeira tem o vão entre os dentes em forma de U. É recomendada para aplicação em porcelanato.

Borda redonda

A utilização da borda redonda possibilita o contorno em tubos e pilares sem deixar marcas e ou elevar a ferramenta com frequência, para queimar pisos cimentados ou fazer aplicação superficial de cimentos e alisamento na concretagem.

Plástica

Essa desempenadeira é usada no preparo, nivelamento e revestimento de superfícies com massa, acabamentos planos, nivelamento de argamassas, massa e monocapas.

Madeira lisa

Essa ferramenta é manuseada para dar acabamento em argamassa de revestimento ou de contra piso.

Desempenadeira 3 em 1

Fabricada com aço de alta resistência e cabo de plástico reforçado, a desempenadeira 3 em 1 vem com mais três opções dentes. Você pode substituir o que estiver gasto ou aumentar a metragem do equipamento para assentar diferentes tamanhos de pisos e porcelanatos.

Plástica com borracha

Essa ferramenta é empregada no alisamento e acabamento com massa fina, acrílica ou corrida.

Plástica para grafiato

Essa desempenadeira tem a borda arredondada, o que  facilita a criação de efeitos decorativos, como grafiato em revestimentos.

Desempenadeira de PU

As desempenadeiras de poliuretano com base lisa ou estriada são leves e proporcionam mais conforto na aplicação de argamassas e rebocos.

Design sem nome

As opções dessa ferramenta no mercado são muitas e não se limitam apenas às descritas nessa postagem, por isso a importância de se informar antes de escolher a desempenadeira para tirar o máximo proveito em sua obra.

Se tiver dúvidas na hora de comprar a desempenadeira ou qualquer outro produto para pedreiros, consulte uma loja de material de construção, como a Inove sua Obra, que fornece ferramentas de qualidade e auxilia seus clientes durante as compras.

Entre em contato com a gente!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta