5 dicas para evitar umidade em sua casa

Você já teve problemas com infiltrações, mofo ou ferrugem? A umidade é um dos principais causadores de complicações na área de casa e construção, de modo que é difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por uma dessas infelizes situações.

Existem quatro tipos diferentes de umidade:

  • Umidade por intemperismo;
  • Umidade por infiltração;
  • Umidade por capilaridade;
  • Umidade por condensação.

Mais do que apenas um inconveniente ou questão estética, a umidade pode acabar prejudicando a saúde dos moradores da casa e pode gerar problemas estruturais na construção, enfraquecendo sua fundação. Por isso, é crucial que ela seja evitada. Neste artigo, você vai conferir 5 dicas que realmente funcionam para ver a sua casa livre dos males da umidade.

Melhore a estrutura da casa

  1. Aplicação de manta impermeabilizante  

Essa medida é essencial para evitar a umidade por intemperismo, que é o tipo causado pela água das chuvas. A manta impermeabilizante é aplicada em lajes para garantir total isolamento da água da chuva, também escoando a água para calhas em prol de não formar poças.

Ela é feita de material asfáltico modificado para ser mais elástico e durável e possui uma armação, que pode ser feita em polietileno, fibra de vidro, borracha ou poliéster. As mantas asfálticas podem ser muito diferentes entre si por conta de seus aditivos. Algumas possuem maior resistência aos raios UV, outras para serem mais flexíveis, tudo depende do contexto.

A aplicação costuma ser feita por profissionais, diversas empresas são especializadas nesse tipo de trabalho. É necessário escolher com cuidado, pois não é raro que a aplicação apresente problemas, sobretudo em partes sensíveis como as juntas de dilatação ou os ralos.

       2. Sistema de drenagem residencial

Na construção civil, o sistema de drenagem residencial é muito importante e ele consiste em garantir que a água da chuva não se acumule no solo ao redor da casa, impedindo a umidade por infiltração. Existem diferentes tipos de drenagem, alguns mais simples e outros mais complexos.

Um dos tipos mais simples e populares é a caixa de areia para drenagem. É uma caixa feita de alvenaria ou de concreto que objetiva absorver a água e depois conduzi-la para longe do terreno.

Também é possível usar uma tubulação para a drenagem da água, com um tubo de diâmetro com pelo menos 12cm para evitar entupimentos.

Algumas drenagens precisam utilizar muros de arrimo para evitar deslizamento de terra, tornando a captação de água da chuva mais fácil e a encaminhando por valetas ou calhas.

Pequenas reformas com impermeabilizantes

  1. Aplicar argamassa impermeabilizante

A argamassa é um dos materiais mais utilizados em Obras, afinal é um dos mais versáteis que se pode encontrar. Uma prova disso é que a argamassa para ser a solução para problemas com umidade.

É uma ótima forma de impedir a umidade por capilaridade, que acontece quando a água sobe pelos poros da parede. Sua composição é feita de cimento, polímeros e alguns aditivos. A intenção é que a parede absorva a argamassa.

Vale ressaltar que é essencial retirar todo o mofo e bolor da parede antes da aplicação.

      2. Chapa drywall (RU)

A chapa drywall, também chamada de chapa RU (Resistência à Umidade) e com o apelido de “chapa verde” é uma das soluções para a umidade nas casas.

Essas placas são feitas por compostos hidrofóbicos e são de fácil instalação, perfeita para banheiros, cozinhas e outros locais úmidos.

       3. Pinturas impermeabilizantes

Assim como as chapas drywall, a tinta impermeabilizante é uma solução perfeita para a umidade de condensação. Esse tipo de umidade acontece por conta do vapor presente no ambiente se condensando, voltando ao estado líquido, nas paredes.

Como as tintas são hidrofóbicas, a água condensada não é absorvida e, então, não causa danos à construção.

A tinta epóxi e a tinta acrílica são dois exemplos populares de tintas para esse tipo de aplicação.

Para quem valoriza a estética da arquitetura da casa e não deseja o aspecto brilhoso das tintas impermeabilizantes, há alguns tipos com acabamento opaco. Elas podem ter o custo um tanto mais elevado, mas resolvem o problema visual.

 

Por fim, é preciso falar de algumas atitudes diárias que ajudam a evitar a umidade na sua casa. Mantenha a casa aberta e bem ventilada sempre possível e evite o uso de bloqueadores da luz do Sol, quanto mais melhor.

Caso uma cobertura seja colocada, escolha pelo vidro ou pelo policarbonato para evitar sombras. Equipamentos como o desumidificador de ar também podem ser muito úteis. Outro problema comum é colocar roupas para secar dentro de casa, tente não fazer isso e, caso não haja alternativas, coloque as roupas bem perto de uma janela.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta