Vazamento de canos em paredes: como identificar e consertar

Quem já não passou por situações de vazamento na parede? Se ele for visível, começa com mancha de água bem pequena e vai aumentando até tomar conta da parede. Agora, se não for, você vai notar a diferença na conta de água.

Saber identificar e consertar esse tipo de problema pode ser bem oportuno; afinal, o cano não escolhe o dia que vai furar. Se acontecer no final de semana ou feriado, por exemplo, fica difícil de encontrar encanador profissional para fazer o conserto. Resultado? O dano pode ser bem maior.

Muitas vezes esse tipo de acidente acontece pela falta de cuidado ao fazer a instalação hidráulica. Quando não há seriedade nessa parte do serviço, é questão de tempo até o problema aparecer. Começar a tratá-lo pela compra dos materiais de qualidade para o encanamento é o primeiro passo para ter paredes sem vazamentos.

Como saber se há vazamento no encanamento

A maneira mais simples de determinar se há vazamento no encanamento é fazer o teste de sucção. Ele é simples:

–       Feche o registro no hidrômetro – por onde a água chega até o imóvel;

–       Abra a torneira diretamente ligada à rua, e mais afastada do registro (geralmente da lavanderia), e deixe sair toda a água que estiver no cano;

–       Pegue um copo cheio de água e coloque-o na boca da torneira aberta;

–       Se a torneira sugar a água, há vazamento na tubulação.

Outra forma de identificar vazamento no cano é fechando todas as torneiras do imóvel e verificando se o registro ainda faz algum tipo de medição. Se isso acontecer, muito provavelmente há um vazamento.

Pode ser, também, que o problema esteja na caixa d’água. Nesse caso, identificar potenciais vazamentos é uma questão de observação. Para facilitar, feche o registro no hidrômetro e marque o nível atual da água. Espere, aproximadamente, duas horas, sem utilizar torneiras ou descarga. Após esse tempo, veja se o nível de água diminuiu. Caso positivo, há um vazamento.

Como você pode perceber, identificar se há vazamento é fácil: o problema real é descobrir onde ele está. Se estiver no cano, provavelmente estará escondido – e isso prejudica bastante a determinação do local exato do problema.

Porém, há outros indicadores que podem ser observados no local do vazamento que provocam alterações nas paredes e terrenos. São eles:

  • Tinta descansando;
  • Parede com cimento úmido ou soltando facilmente;
  • Mofo na parede;
  • Cerâmica soltando.

Tem algum desses itens tirando seu sono? Melhor cuidar rápido deles antes que o estrago fique ainda maior.

Consertando vazamento de água em canos

Depois localizar onde está o vazamento, desligue o registro geral da sua casa e abra as torneiras para escoar a água que já está no cano.

Se os canos estiverem rachados, é possível acabar com o vazamento trocando a peça com defeito. Você pode utilizar, também, um bom kit de vedar, como a Fitadura, um dos itens mais vendidos do nosso site.

Este kit, feito com resina de vidro ou cola plástica, veda o vazamento completamente. Para o bom resultado, aplique o produto de acordo com a especificação do fabricante.

Quando o vazamento for localizado em uma junção de canos, seque bem a região, aplique massa de vidraceiro ao redor do vazamento e deixe secar.

Se o vazamento for muito grande, ou você não sabe onde está localizado, chame um encanador profissional para resolver o problema.

Outra dica é manusear o encanamento com cuidado, pois ele é, geralmente, muito sensível, e um mau reparo pode resultar em problemas ainda maiores do que o inicial.

Sabemos que vazamentos em canos causam grandes transtornos, principalmente se não há encanador profissional disponível para esse momento. A sugestão para evitar vazamentos é escolher tubulação de qualidade antes de iniciar a obra.

No entanto, se o problema já aconteceu, utilize um bom produto de vedação para que o vazamento não volte a te chatear. E, se precisar de inovação na sua construção, conte com a gente.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta