Equipamentos essenciais para reforma e construção

Se você gosta de saber de tudo o que está acontecendo na obra, é bom ficar de olho nos equipamentos utilizados na sua reforma ou construção.

Muitas vezes, por economia ou falta de conhecimento por parte de pedreiros iniciantes, alguns equipamentos são deixados de fora, refletindo, posteriormente, em muitos problemas.

Você pode conhecê-los como atraso, falta de qualidade e aumento no orçamento, por exemplo.

Infelizmente, nem todos os profissionais sabem usar as ferramentas adequadas para facilitar o trabalho.

O objetivo desse texto é divulgar o conhecimento desses equipamentos para todos os que trabalham em obras, de forma que eles passem a utilizá-las cada vez mais, reduzindo os prazos e melhorando a qualidade dos serviços executados.

Existem profissionais pouco experientes, por exemplo, que sofrem para fazer a marcação do nível de um piso com mangueira de nível, sendo que já existe um aparelho a laser para esse serviço. Tudo é questão de estar por dentro das inovações que o mercado oferece.

Para não perder tempo, vamos à lista dos equipamentos essenciais para inovar na sua obra.

Trena

Dá para acompanhar uma obra sem a trena? Claro que não. Ela é indispensável em qualquer fase da construção.

Como serão as medidas de cômodos, dimensão de parede, largura da porta, pé direito e etc., se ela não estiver presente? Há trabalhadores que utilizam outras formas para fazer a medição, como utilizar a palma das mãos ou número de passadas. Porém, nada substitui a exatidão da trena.

Furadeiras e parafusadeiras

Em diversos momentos você precisará furar paredes e outras superfícies. Essas ferramentas são ótimas para agilizar o trabalho e reduzir o esforço do profissional.

Serra Mármore (Makita)

serra mármore é outro equipamento que faz muita falta. Muito utilizada na obra para serrar blocos de concreto, pedras, mármores, granitos e fazer cortes em paredes.

Serra circular

Serve para cortar tábuas, pontaletes e madeirites. É uma ferramenta que deve ser operada por carpinteiros na montagem das formas.

Alicate

Os alicates são úteis em quase todas as partes de uma obra, desde a rede elétrica até a produção artesanal de itens de decoração. Eles são utilizados para cortar, dobrar ou prender peças, fios, arames e outros elementos.

Betoneira

Usada para misturar argamassa e concreto, a betoneira agiliza o trabalho de preparação das massas para aplicação. Com a mecanização do processo é possível obter mistura homogênea e em proporções corretas.

As betoneiras podem ser elétricas (220V e 380V) ou, ainda, movidas a óleo diesel. A capacidade pode variar entre 150 e 600 litros.

Kit para pintura

Kit para pintura com cabo é indicado para pintura de decks, paredes, pisos e estruturas de madeira em geral. Ideal para aplicação com stains, vernizes e outros produtos para tratamento de madeiras.

Desempenadeira

desempenadeira serve para assentamentos de diferentes formatos de pisos e porcelanatos.

Espaçador cruzeta

Os espaçadores são aplicados em assentamento de pisos, azulejos e pedras.

Chave de aperto

Nenhum canteiro de obras estará completo se não contar com um excelente kit de chaves de diferentes tamanhos. Entre os modelos estão as chaves estrela, de fenda, ajustáveis, inglesa, Philips, etc.

É importante lembrar que, para melhor conservação, elas devem ser usadas apenas para o fim a que se destinam, e nunca para bater ou martelar.

Rebotec

O REBOTEC é um aditivo em pó para impermeabilizar concretos e argamassas. Reage com o cimento durante o processo de hidratação, dando origem a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando elevada impermeabilidade.

Ele é a solução definitiva para os problemas de umidade, infiltração e mofo nas obras. É produzido com nanotecnologia e fabricado aqui no Brasil.

Misturador batedor de argamassa

misturador permite a mistura de argamassas com facilidade e rapidez. Basta conectá-lo a uma furadeira ou equipamento de rotação.

Além de todos esses equipamentos, confira também as ferramentas para acabamento e pintura de paredes, após a reforma!

É interessante que todos os envolvidos na obra sejam orientados na utilização correta de todos os equipamentos disponíveis na obra, reforçando não só a qualidade do serviço, mas, também, a segurança dos profissionais.

Se você quer saber mais sobre materiais e equipamentos para sua construção, consulte o site da Inove sua Obra.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta