Pontos importantes na manutenção predial

Houve um tempo em que as pessoas não se preocupavam muito com a manutenção dos empreendimentos. O importante era ter uma estrutura – e ponto. Por conta disso, a conservação do imóvel era deixada de lado, por ser um gasto a mais, nunca visto como prioridade.

Com o passar dos anos, muitos gestores e condôminos começaram a observar os efeitos do tempo nas construções. Peças que se danificam, pinturas que envelhecem, mofos que aparecem e uma infinidade de outros problemas que poderiam ser evitados com uma manutenção preventiva acabam tirando o sono e esvaziando os bolsos das pessoas.

É como diz aquele velho ditado: melhor prevenir que remediar. Ou você vai esperar acontecer uma emergência estrutural no seu prédio para tomar uma providência?

Pense que o imediatismo sai muito mais caro que a precaução, principalmente em questão de mão de obra. Afinal, se acontecer um contratempo no imóvel, é preciso parar a produção, dispensar funcionários… se o edifício em questão for a sede da sua empresa, talvez até procurar outro espaço para seu funcionamento.

Tudo isso tem um custo – e, aí, se faz necessário arcar com preços altíssimos de um reparo de última hora. Com a manutenção predial muitos problemas podem ser evitados.

O que é manutenção predial?

Manutenção predial é o ramo que cuida de toda a infraestrutura de uma edificação, através de serviços de reparos, consertos e até vistorias periódicas para checar se tudo está funcionando bem.

Ou seja, é um processo que não só corrige erros estruturais de um edifício, mas que também preza pela conservação do ponto de vista patrimonial.

Pensar em um plano de manutenção preventiva predial é considerar reparos necessários por meio de ações práticas e imediatas. A busca por defeitos e sua correta prevenção possibilitará mais durabilidade ao imóvel.

Além da preservação da edificação e de seus componentes, a manutenção predial promove conforto, segurança e higiene a todos os frequentadores do empreendimento. Uma infiltração, por exemplo, não causa apenas problemas visuais ou na estrutura: também pode ser um ponto de acúmulo de mofo, causando diversas complicações de saúde a quem passa longos períodos de tempo nessa edificação.

Pontos importantes da manutenção predial

Alguns itens são de relativa importância para a manutenção predial preventiva. Separamos os principais abaixo e te sugerimos a procurar mão de obra especializada o quanto antes para checar qual é a atual situação de cada um deles no seu edifício.

Infiltrações e reparos

Fique atento ao menor sinal de manchas úmidas nos cantos da parede ou teto, ou aquela goteira que apareceu da noite para o dia. Infiltrações devem ser levadas a sério, pois se não tratadas podem comprometer todo o imóvel.

Não adianta apenas fazer um reparo para melhorar a aparência. É preciso eliminar o problema na raiz.

Então, o que fazer? Impermeabilizar é a melhor solução. Com o Rebotec é possível impermeabilizar concretos e argamassas e, com isso, eliminar definitivamente problemas com mofo, umidade e infiltrações em seu condomínio.

Jardins e áreas comuns

A limpeza da área comum e a manutenção dos jardins do edifício precisam ser muito bem feitas. A atenção deve ser constante em escadas de incêndio, corredores e área externa, já que rachaduras, cerâmicas soltas, paredes descascadas e outros problemas podem impactar a segurança do prédio.

A manutenção dos jardins inclui podas periódicas não só para preservar a estética, mas também para a prevenção de pragas e bichos nocivos, como escorpiões.

Instalações hidráulicas

Equipamentos como bombas, caixa d´água, caixa de gordura e torneiras necessitam de manutenção periódica para evitar transtornos e garantir uma economia no final do mês.

Através da manutenção identificam-se áreas que estejam com problemas e evita-se o desperdício de água. Sempre realize revisões no prédio e trocas de peças que estão desgastadas, como válvulas antigas por válvulas que trazem mais economia e segurança para o condomínio.

Integridade da cobertura

Telhados e lajes são partes imprescindíveis da estrutura de um edifício e, como tais, devem ser conservados de forma a proporcionar condições de segurança a todos que habitem ou ocupem as áreas privativas e comuns dos condomínios.

A manutenção dessa área deve ser periódica, sendo que, muitas vezes, uma boa limpeza pode resolver o problema, principalmente se as calhas estiverem sujas e entupidas.

Viu como é importante a manutenção predial – e não é nada complexo? Ela gera mais valor ao imóvel e propicia tranquilidade e segurança aos moradores e funcionários.

Precisando de produtos de qualidade para reparos no seu condomínio? Entre em contato com a gente!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta