Sustentabilidade predial: o que existe de novidade no setor?

sustentabilidade na construção
Créditos da imagem: Pexels.com

O meio ambiente é o principal fator a ser pensando em um obra. Por isso, para evitar prejuízos as construtoras estão trabalhando para adequar seus projetos as necessidades ambientais, impondo novos padrões de produção e consumo no setor.

Muitos projetos novos de coberturas a venda em Curitiba já seguem um padrão baseado na sustentabilidade, como economia no consumo de água e energia, por exemplo.

O objetivo na hora da construção é criar empreendimentos mais sustentáveis desde o processo de concepção até o seu uso diário. As tendências de sustentabilidade já podem ser vistas nos canteiros de obras, como por exemplo, com a reutilização dos entulhos que são produzidos durante a construção.

Como a construção civil é uma das responsáveis pela incorporação de alguns padrões da sociedade, algumas tendências que fora implementadas no últimos anos estão começando a ser seguidas a risca. As soluções sustentáveis já fazem parte dos projetos arquitetônicos e tendem a ganhar cada vez mais espaço no mercado.

As tendências sustentáveis do setor de construção civil

Se você está a procura de apartamentos em Curitiba, principalmente de imóveis que ainda estão na planta, você mais suscetível a estas mudanças. As etapas de planejamento e execução do processo estão permeadas de tendências sustentáveis.

Os principais fatores que englobam essas mudanças são a economia de energia, água e dos materiais utilizados na obra são palavra de ordem. Esse novo modelo de planejamento está promovendo mudanças significativas no setor.

Conheça algumas práticas sustentáveis na construção

Você pode notar em alguns anúncios de imobiliárias em Curitiba que as construções estão atendendo a demanda sustentável do planeta. Essas ações que estão ajudando a preservar o meio ambiente, também tem funcionado de maneira interessante para incentivar os clientes a comprar os imóveis nos empreendimentos sustentáveis.

Por isso, separamos aqui algumas dicas interessantes de ações mais sustentáveis que estão sendo utilizadas no setor da construção civil.

Automação predial

Esse estilo de construção parecia algo do futuro até poucos anos atrás. Porém, seu conceito inicial de automatizar os ambientes ficou ainda mais eficaz e agora faz parte de um contexto em que as ferramentas estão conectadas aos moradores para ajudar a otimizar os processos dentro da casa.

A automação vai além das janelas e luzes podendo ser controladas por um botão. A proposta é uma junção de áreas comuns, portões, telefonia e outras partes da casa comandadas por um controle remoto, ou aplicativo de celular.

Assim as tendências tem sido implementadas cada vez mais para conforto e economia do sistema predial.

Materiais ecológicos

Você sabia que em média cada habitante tem um gasto de 5 toneladas de material para construção civil? Isso mostra que alguns recursos estão se perdendo nesse caminho, além de produzir uma grande quantidade de entulho que é prejudicial ao meio ambiente.

Por isso, os produtos sustentáveis estão cada vez mais chegando para compor esse setor. A busca é por reduzir os impactos e danos ao meio ambiente.

Materiais de biomassa, com algas e fungos, tudo isso tem sido utilizado intensamente na construção civil e estão apresentando resultados bastante satisfatórios.

Madeira laminada, concreto com resistência elevada, superfícies frias e duráveis, tudo isso tem se incorporado na construção civil. Além de reduzir os custos com material ainda não agridem o meio ambiente.

Opções sustentáveis

A escolha dos materiais deve ser planejada desde o principio da obra e analisadas de acordo com os impactos que podem causar no meio ambiente. Além de atender as necessidade de baixo custo do público-alvo, os materiais são reutilizados ao invés de serem desprezados ao final da sua utilizados na obra.

Um bom planejamento dos materiais necessários para a construção faz com que se eliminem as sobras e o desperdício de material e dinheiro.

Aproveitamento da água da chuva

A utilização dessa técnica tem dois fatores importantes: gera economia para o morador e ajuda o ecossistema.

A captação da água da chuva pode ser realizada de maneira simples e barata, podendo ser consumida e utilizada na casa, dependendo da maneira como é realizado o processo.

Se a obra ainda está na fase de planejamento, é preciso implantar um reservatório que terá capacidade de armazenamento hídrico. O processo é simples: coleta, armazena e trata a água. O meio ambiente agradece essa ação eficaz.

Telhado verde

Esse tipo de atitude ecológica tem sido implantada em diferentes construções, não somente nos telhados e coberturas, mas também em paredes e cercas vivas.

A urbanização das cidades trouxe com ela uma desvantagem cruel, a redução das áreas verdes.

Para reestabelecer as plantas na cidade, essa foi a melhor solução encontrada para plantações, grama e áreas verdes. Em outro fator, o telhado verde também auxilia no aproveitamento fluvial, absorve e filtra parte da água da chuva que deveria chegar ao solo, sendo a principal causadora das enchentes, um problema recorrente nas cidades brasileiras.

A aplicação é simples e barata, dependendo do sistema a ser adotado. A grama instalada na cobertura e telhado absorve parte do calor e frio externo a casa, e por isso, é um interessante isolante térmico.

Outro fator muito interessante é que o telhado verde também funciona para o isolamento acústico, diminuindo a poluição sonora das cidades.

O Brasil encarando a sustentabilidade no setor

Estão sendo aprovadas leis de incentivo para o setor na tentativa de buscar mais empresas adotando tendências sustentáveis em seus empreendimentos.

O consumo e a criação de soluções sustentáveis estão em alta, por isso estão ganhando novidades em larga escala.

A meta é que o Brasil possa construir um equilíbrio entre a proteção ambiental e o crescimento econômico influenciado pelo setor da construção civil.

A promoção de um ambiente mais sustentável tem criado mais empregos e está fazendo parte da retomada dos investimentos no setor.

Gostou deste artigo sobre a sustentabilidade predial? Então que tal compartilhar com os seus amigos através das suas redes sociais? Afinal, cuidar do meio ambiente tem sido cada vez mais uma meta de todos os brasileiros.

Comments

Comentários


Deixe uma resposta