O que é e pra que serve um espaçador cruzeta?

O trabalho em uma obra civil requer disciplina e organização. E, quando a obra chega na fase de acabamento, o momento é de calma e concentração: é hora de colocar pisos, louças, paredes, metais sanitários e esquadrias, dentre outros materiais que garantem inovação e qualidade.

É nessa fase, também, que a obra se aproxima do seu final, demandando do pedreiro um bom kit de assentamento.

A necessidade de se ter um material adequado de trabalho vai auxiliar o profissional na parte mais difícil da construção, pois o acabamento é a etapa em que há uma maior preocupação com a estética e a aparência daquilo que está sendo entregue. Utilizar as ferramentas corretas também evita desperdício de material.

O que é preciso para fazer o assentamento?

A colocação de revestimentos não ocorre de forma rápida, pois a mão de obra é especializada e cuidadosa, repleta de dedicação aos detalhes e, principalmente, exige a utilização constante de ferramentas que vão garantir a qualidade do trabalho.

As ferramentas e equipamentosnecessários para um trabalho inovador de assentamento são:

  • Serra elétrica circular Makita;
  • Serra elétrica de mesa;
  • Desempenadeira de aço denteada para aplicação de argamassa colante;
  • Desempenadeira emborrachada usada para o rejunte (dentro das juntas existentes entre as placas);
  • Desempenadeira de madeira para o acabamento superficial da camada de regularização;
  • Martelo de borracha;
  • Furadeira elétrica;
  • Broca tubular;
  • Colher de pedreiro;
  • Espátula;
  • Lápis de Carpinteiro;
  • Linha de Nylon;
  • Prumo;
  • Régua de alumínio;
  • Trena, esquadro;
  • Espaçador cruzeta.

Quem tem esses acessórios dentro da sua maleta de ferramentas já consegue encarar qualquer assentamento com mais tranquilidade – sem se esquecer, é claro, dos equipamentos de proteção: óculos de segurança, luvas de borracha e outros que se fizerem necessários.

Os diferenciais do espaçador cruzeta

O espaçador cruzeta, último item da lista acima (mas não o menos importante), é uma peça de plástico, em forma de cruz, cuja finalidade é auxiliar na instalação de revestimentos. Além de facilitar o trabalho, o espaçador cruzeta garante um acabamento mais refinado, já que os espaços entre as cerâmicas ficam idênticos.

Eles são ideais para espaçar e alinhar revestimentos diversos com mais facilidade e economia de tempo. Usado para assentar cerâmicas, porcelanatos, azulejos e pedras para revestimento, o espaçador cruzeta garante um espaçamento uniforme e a percepção estética imediata ao fim da construção.

Há vários tamanhos disponíveis de espaçador cruzeta, e a escolha pelo mais adequado dependerá do tamanho da cerâmica a ser utilizada no assentamento. Cada peça do espaçador cruzeta exige uma distância mínima para as demais peças na instalação, garantindo, desta forma, a dilatação e a ausência de trincas.

Com medidas disponíveis entre 1mm a 10mm, a peça escolhida deve ser igual ou maior ao espaçamento mínimo requerido. O objetivo do espaçador cruzeta é facilitar a liquidação, manter o alinhamento das cerâmicas e permitir a expansão das partes que absorvem a água, evitando problemas que podem comprometer seriamente o acabamento no futuro.

A novidade para quem deseja inovar é o uso do espaçador cruzeta de plástico transparente, que tem tido uma boa e econômica utilização, já que seu preço é bem acessível. Esses espaçadores não precisam ser removidos após o assentamento, tendo em vista que, por serem transparentes e ter espaços ocos em seu interior, podem ser facilmente cobertos pelo rejunte na hora do acabamento.

Como usar o espaçador cruzeta

A aplicação do espaçador cruzeta é fácil e assegura revestimentos 100% alinhados e com economia no tempo da obra. Para utilizá-lo da melhor forma, siga o passo a passo abaixo.

1 – Ao assentar o revestimento, adicione pelo menos um espaçador cruzeta a cada canto do piso;

2 – Faça esse processo sucessivamente até completar o assentamento de todo o revestimento;

3 – Ao concluir, pressione com o martelo de borracha a placa cerâmica contra a base e verifique o alinhamento por completo;

4 – Aguarde a massa curar;

5 – Retire apenas os espaçadores na vertical;

6 – Passe para o rejunte.

O espaçador cruzeta pode parecer uma peça simples, e é, mas é de grande importância para garantir um acabamento de qualidade e um perfeito alinhamento dos revestimentos. Com isso, paredes e pisos ficam uniformes, sem lombadas e deformidades.

Para comprar o melhor e mais barato espaçador cruzeta, visite a loja do Inove sua Obra!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta