Como (e por que) se profissionalizar como Pedreiro

É muito comum que o ofício da construção passe de pai para filho, por meio da convivência direta com a realidade das obras. Contudo, não é só a esse grupo de “herdeiros” que está guardada a chance de aprender o trabalho de forma plena: é possível se profissionalizar como pedreiro mesmo não tendo essa habilidade “no sangue”.

Se profissionalizar como pedreiro é questão de dedicação, força de vontade e alguns estudos. Os estudos, nesse caso, são exclusivos para o desenvolvimento das técnicas e o entendimento do que é o melhor material ou ferramenta para cada obra, e esse conhecimento pode ser aprendido de várias formas.

O importante, mesmo, para se profissionalizar como pedreiro é a dedicação para o aprendizado e, também, para a prática. Afinal, não existe “universidade de pedreiro”, além da própria vida de um. As lições podem ser tomadas na prática e, com o passar do tempo, a dedicação vai virando capricho, uma característica que todo bom pedreiro tem que ter para realizar seu trabalho.

O que faz um pedreiro?

Quem espera se profissionalizar como pedreiro deve saber que o ofício envolve vários ramos da construção civil, desde a preparação de materiais até a coordenação de todo um canteiro de obras, como braço direito do engenheiro responsável pela obra ou seguindo seus próprios conhecimentos, em caso de pequenas construções ou reformas.

É ele o profissional responsável por examinar projetos, desenhos e esquemas e entender qual é sua parte para que todo o planejamento arquitetônico saia absolutamente como o esperado pelos clientes e calculado pelos arquitetos e engenheiros que assinam a obra.

No caso de pequenas reformas, é o pedreiro quem vai indicar aos clientes os materiais a serem utilizados e as melhores práticas para o trabalho em questão. Prazos e informações técnicas também são tratadas diretamente com ele. Por isso, para se profissionalizar como pedreiro, é necessário contar com um bom conhecimento de equipamentos, materiais, práticas e formas de realização do ofício.

Mas como se profissionalizar como pedreiro?

Algumas possibilidades são viáveis para quem quer se profissionalizar como pedreiro – e nenhuma delas envolve, necessariamente, uma faculdade de engenharia. Veja a nossa listagem para que você possa se profissionalizar como pedreiro a partir de hoje e garantir novos e bons resultados na sua carreira.

  1. Faça cursos rápidos

Algumas empresas de materiais e equipamentos dão cursos para quem quer se profissionalizar como pedreiro e aprender a manejar as ferramentas de trabalho que eles vendem. Para melhorar o cenário, muitos deles são gratuitos.

Sempre que surgir a oportunidade de conhecer alguma nova tendência ou reciclar seus conhecimentos, faça isso. Poucas coisas geram tanto aproveitamento do que conhecer, na prática, o funcionamento de uma ferramenta ou material.

  1. Participe de eventos

Seguindo o mesmo caminho dos cursos, não se esqueça de colocar seu rosto em muitos eventos se quiser se profissionalizar como pedreiro.

E não estamos falando só dos eventos da área de construção, não: qualquer lugar em que você possa se expressar como pedreiro, inclusive uma festa de família, pode ser um bom lugar para conseguir novas oportunidades.

Afinal, geralmente existe alguém que conhece alguém que está precisando de um assistente no canteiro de obras, mas não tem ninguém de confiança para indicar. Ao ser visto em eventos diversos, você vai ser lembrado e pode ser indicado – e a chance de novos trabalhos sempre traz a possibilidade de se profissionalizar como pedreiro de maneira ainda mais efetiva.

  1. Leia bons materiais na internet

Uma das melhores coisas da internet é que ela fornece muitos conteúdos gratuitos para quem quer se profissionalizar como pedreiro ou qualquer outro papel dentro do canteiro de obras. Prova disso é nosso blog, que está sempre atualizado com ótimas dicas para pedreiros que querem, também, ser chamados de inovadores.

Não deixe de atualizar seus conhecimentos, participar de fóruns online, assinar canais de YouTube que possam te ajudar a se profissionalizar como pedreiro e ficar sempre por dentro de todo tipo de material que pode tirar suas dúvidas.

E, se precisar da Inove sua Obra para se profissionalizar ainda mais, conte com a gente!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta