Como assentar porcelanato com agilidade

Uma das habilidades dos pedreiros mais requeridas pelos clientes nos últimos tempos é sobre o porcelanato: é preciso assentá-lo com rapidez e qualidade para não atrasar a obra.

A pergunta é: você sabe como assentar porcelanato de maneira bem ágil, precisa e totalmente eficaz? Se a resposta for “ainda não”, prepare-se: nosso passo a passo vai te dar todas as instruções necessárias para que você não só saiba como assentar porcelanato mas, também, que o faça com extrema rapidez.

Dicas de como assentar porcelanato de maneira rápida

A primeira coisa que você tem que saber se quiser aprender como assentar porcelanato com agilidade é que é preciso, para isso, ter uma ferramenta muito importante em suas mãos: o nivelador de piso.

É esse acessório que vai garantir uma obra eficiente, concluída de maneira rápida sem que, para isso, seja preciso comprometer a qualidade ou gastar mais dinheiro com pedreiros assistentes para que o objetivo final seja alcançado.

Se você já tem niveladores de piso, mãos à obra! (Literalmente.)

  1. Pesquise bastante qual é o porcelanato que melhor vai se assentar à obra que fará;
  2. Não tem como assentar porcelanato se o piso não estiver alinhado. Para isso, utilize um nível a laser. Ele facilita que você veja, através da luminosidade do laser, qual é a linha do piso e do porcelanato para que o assentamento seja perfeito;
  3. Em seguida, coloque a argamassa no chão e espalhe com uma pá ou desempenadeira;
  4. Quando estiver bem espalhada, use os dentes da desempenadeira para fazer fissuras na argamassa;
  5. Na sequência, passe a argamassa na face do porcelanato que entrará em contato com o piso ou parede. Tome cuidado para não esquecer de olhar, antes, a sinalização de direção do piso, para que todos eles tenham o mesmo sentido e façam o “desenho” desejado;
  6. Ao assentar o piso na argamassa do chão ou parede, dê leves batidinhas com o martelo para que ele fique 100% aderido;
  7. Repita o procedimento de argamassa no chão e no verso do porcelanato para as peças a seguir. Mas, dessa vez, tire um pouco de massa dos cantos para não encher o rejunte quando as peças forem colocadas umas próximas às outras;
  8. A mágica de como assentar porcelanato de maneira rápida e eficaz começa agora: pegue os niveladores e encaixe-os debaixo do piso que já foi assentado. Dois niveladores por piso é o ideal;
  9. Coloque a próxima peça de porcelanato ao lado daquela que já está assentada e com os niveladores encaixados;
  10. Quando as peças estiverem juntas, pegue um suporte que vem junto com os niveladores, coloque embaixo da peça de nível e aperte com um alicate até que o novo porcelanato fique bem rente àquele que já foi assentado.

Repita esse procedimento com toda a fileira de porcelanato e em todo o cômodo. Afinal, agora que você já sabe como assentar porcelanato com rapidez, basta copiar o esquema para todas as peças de porcelanato da obra.

Como retirar os niveladores?

Depois que você já entendeu como assentar porcelanato utilizando essa ferramenta é hora de retirar os niveladores de piso do espaço (que, agora, é bem pequeno) entre uma peça e outra.

Para isso, se o porcelanato for assentado no chão, calce uma botina ou sapato fechado, para que você não machuque o pé, pois a tarefa agora é bruta: é preciso dar um chute leve, porém certeiro, no nivelador de piso, que ainda está com o suporte que você apertou com o alicate, para que ele saia de uma única vez, sem raspar o porcelanato ou sem ficar “agarrado”.

Se ele não for arrancado de uma só vez será preciso usar um estilete para cortar a “sobra” do nivelador de piso.

O resultado é um piso liso, bonito e funcional assentado em pouquíssimo tempo e com a utilização de uma ferramenta extremamente barata, que é o nivelador de piso.

Aprendeu como assentar porcelanato de forma rápida? Agora é hora de contar pra gente quais são seus truques para concluir uma obra de qualidade em tempo recorde.

Comments

Comentários


3 comentários sobre “Como assentar porcelanato com agilidade

Deixe uma resposta