5 Dicas imperdíveis para se destacar como azulejista

O azulejista é um profissional bem importante em uma obra nova ou de reforma, pois cabe a ele o trabalho de transformar a alvenaria bruta em uma coisa bonita de se ver. Uma pessoa que constrói está idealizando um sonho, e um dos papéis do azulejista é dar o acabamento necessário para transformar esse sonho em realidade.

Hoje, muita gente contrata o azulejista seguindo indicações de amigos ou parentes, mas é possível se destacar como esse profissional por habilidades que dizem respeito não só às técnicas de colocação de pisos mas, também, ao trato e à responsabilidade com a qual você lida com o sonho – e o investimento – de outra pessoa.

Separamos aqui 5 dicas imperdíveis para que você possa se destacar como azulejista, consiga mais trabalhos e tenha uma reputação impecável na profissão que escolheu. Com elas você poderá se tornar uma referência dentro da sua área.

1. Melhore sempre sua capacidade técnica

azulejista

É inegável que a primeira habilidade que você deve ter para se destacar como azulejista é saber exatamente o que está fazendo. Todas as outras dicas abaixo são importantes, mas elas não vão servir de nada se você não tiver conhecimento básico sobre rejuntes, argamassas e placas cerâmicas.

Conhecer as técnicas e ferramentas é apenas o primeiro passo, mas é necessário, também, saber como e quando usá-las, e de que modo transformar o projeto em uma obra que não vai dar dor de cabeça no futuro.

Por isso, estude, se atualize, leia os textos do Blog da Inove Sua Obra e veja vídeos no YouTube sobre novas formas de prestar o seu serviço para oferecer sempre a maior qualidade possível aos clientes.

Leia o Guia de Inovação no assentamento de pisos e porcelanatos_

2. Saiba se apresentar

saiba se apresentar

Um dos pontos que as pessoas observam quando contratam prestadores de serviço da construção civil é o comportamento confiável que eles demonstram, pois muitas vezes o azulejista vai ficar sozinho em casa ou na presença de apenas uma pessoa.

Como o mundo anda naturalmente perigoso, é importante que você mostre a seus contratantes que eles podem confiar em você, através de uma apresentação educada, pontual e de atitudes que demonstrem confiança, como respeitar as regras da casa (não fumar, limpar o serviço depois de pronto) e utilizar uma vestimenta adequada.

Sempre que possível, apresente referências de trabalhos anteriores para que os novos contratantes possam se assegurar do sua postura profissional e seu comprometimento.

3. Tenha comprometimento

comprometimento

E, já que falamos dele, esse é um item que não pode faltar na sua maleta. Ao chegar em um local de trabalho, você olhou a necessidade dos contratantes por um ponto de vista técnico e passou um orçamento.

Quando começou a mexer, viu que o buraco era mais embaixo? Informe isso imediatamente – e, se possível, diminua o custo do que você não estava contando, pois quem faz a obra já está pensando que vai desembolsar o valor inicial. E, como o profissional da cena é você, passa até uma imagem ruim perceber, no meio do caminho, que ficou faltando analisar um ponto importante lá na frente.

Ainda que a obra transcorra sem problemas, tenha comprometimento com tudo: recolha notas fiscais de materiais comprados, chegue no horário e entregue no prazo.

Essas três atitudes, apesar de simples, vão fazer com que você possa ser indicado como azulejista muitas outras vezes.

4. Reduza o desperdício

menos desperdício

Quando for possível reaproveitar materiais sem diminuir a qualidade da obra proposta, faça isso. Também evite atitudes que promovam a quebra de materiais ou retrabalhos por questões mínimas, como não ter prestado atenção em um ponto importante.

Você bem sabe o quanto é caro o material de construção. Por isso, qualquer economia que você conseguir repassar aos contratantes já os deixará felizes, principalmente através da garantia de que os azulejos não vão cair e que não existem placas soltas nos pisos e paredes.

Afinal, poucas coisas são tão frustrantes quanto descobrir problemas depois que o profissional já foi embora da obra.

5. Utilize materiais de qualidade

materiais de qualidade

Por fim, o azulejista é o responsável pela colocação de peças cerâmicas: ele não fabrica a argamassa, o rejunte ou as próprias peças. Mas quando a qualidade do serviço não sai como o esperado, é sobre ele que cai a responsabilidade. Sabemos que, muitas vezes, não é bem assim, e a qualidade do material interfere bastante no resultado final. Para que o trabalho fique impecável – e renda muitas e muitas indicações –, recomende sempre materiais de boa qualidade.

Ainda que, em um primeiro momento, eles pareçam mais caros do que outros, tente argumentar com os contratantes as vantagens a longo prazo das ferramentas e materiais que você está recomendando. Se possível, mostre outros trabalhos que fez com as marcas desejadas para ilustrar os motivos da sua escolha.

E, sempre que puder absorver algum custo, repasse essa vantagem ao seu cliente. Se o produto que você precisa está em promoção, ou se você ganhou de algum fornecedor, dê esse diferencial ao seu cliente ao invés de contar com o valor inteiro dos materiais na obra.

Quanto mais você conquista um contratante atendido, mais ele te dá o poder de se destacar como azulejista e pegar inúmeros trabalhos daqui pra frente, mesmo em tempos de crise.

Onde encontrar materiais e ferramentas de qualidade para azulejista?

Se você é um profissional que busca se atualizar através de textos como este, vídeos do YouTube e outras fontes de informação, já deve ter percebido que muito se fala sobre usar os materiais e ferramentas da melhor qualidade possível, mas pouco sobre onde e como comprá-los.

Por isso, se você quer se destacar como azulejista, precisa conhecer a Inove Sua Obra.

Além de sermos revendedores oficiais do melhor impermeabilizante, o Rebotec, somos conhecidos pelos produtos inovadores, qualidade no atendimento e, é claro, pelo bom preço.

Quer ver por conta própria? Clique aqui para visitar a nossa loja!

Comments

Comentários


3 comentários sobre “5 Dicas imperdíveis para se destacar como azulejista

Deixe uma resposta