Homenagem aos pedreiros do Brasil

Os pedreiros do Brasil são os verdadeiros construtores deste país.

Por vezes são deixados de lado, ou rebaixados por boa parte da sociedade, mas a realidade é que quem faz isso está errado – ou não sabe o real valor do seu trabalho.

Afinal, vocês, pedreiros do Brasil, é que juntam os “ingredientes” necessários, tijolo a tijolo, para construir mais do que paredes e estruturas: vocês constroem lares. E a capacidade de dar às pessoas lugares onde elas têm grande chance de serem felizes é a maior importância do seu trabalho diário.

Que, vamos combinar, não é fácil.

Às vezes você se levanta cedo, enfrenta longas distâncias até sua jornada de trabalho, ou mesmo que não tão longa, já que o seu “cedo”, na verdade, é de madrugada. Como se isso não bastasse, chega na obra e precisa dar conta da precisão dos cálculos do engenheiro, do peso dos equipamentos e dos materiais de construção e, também, dos caprichos do tempo, como frio, chuva, sol rachando…

pedreiros do Brasil
Muito obrigado, pedreiros!

Os pedreiros do Brasil enfrentam a falta de reconhecimento de todos os lados, mesmo sendo parte de uma das profissões mais antigas do mundo.

Agora cá para nós, os pedreiros são indispensáveis em qualquer sociedade.

Vai pedir para qualquer outra pessoa bater uma laje, misturar a massa, acertar o reboco. Impossível. Ser pedreiro exige técnica, claro, mas também exige dom.

Só um pedreiro sabe colocar vida e energia nas paredes de uma nova casa. Ser pedreiro não é para os fracos: é para os fortes e bons de coração.

A construção dos pedreiros do Brasil

Chico Buarque tem uma música, “Construção”, que conta bem a vida do pedreiro – e mostra que até Jesus é considerado um operário. Os pedreiros no Brasil sofrem, igualzinho na música, e são muito discriminados por não serem letrados ou doutores. Mas, no fim das contas, são eles quem dão aos letrados e doutores um teto para morar e continuar seus estudos.

homenagem aos pedreiros
Um lar assim não surge “do nada”, meu amigo

E, ainda que ganhem pouco por isso, ou passem algum tempo sem emprego, os pedreiros do Brasil conseguem se divertir muito. As pessoas que passam na rua costumam ver uma obra sempre em clima de descontração e alegria, e isso mostra que a felicidade não vem só da conta bancária gorda.

Fala a verdade: você já viu um pedreiro triste e cabisbaixo? 

A felicidade comum entre os pedreiros vem também do propósito, do fato de que um talento está sendo usado para a construção de futuros brilhantes que virão pela frente. A felicidade é um churrasco ao final de um belo trabalho em equipe, e é a chegada em casa, depois de cada dia exaustivo, para uma família amorosa e acolhedora.

Por isso, pedreiros do Brasil, podem ficar satisfeitos: no calendário, o dia 13 de Dezembro é o seu dia; mas, para quem reconhece o valor da obra, para os fornecedores que acreditam que, sem vocês, o show não pode continuar, o Dia do Pedreiro é todo dia. E, sem vocês, nada do que vemos nas cidades existiria.

Por isso, a Inove Sua Obra agradece a todos os pedreiros do Brasil, por levar adiante uma profissão que nem sempre é aplaudida pela sociedade, mas que é uma das mais necessárias para a sua evolução. Obrigado por acreditar que o amanhã sempre será melhor e mais produtivo, e obrigado por dar a milhões de pessoas a chance de ter uma moradia digna, que elas podem chamar de lar.

O valor que cada um de vocês têm para a história desse país é extremamente alto – e temos certeza que vocês estão sempre nos planos dos grandes arquitetos e engenheiros do universo.

É um prazer trabalhar com vocês, todos os dias. 

Com carinho,
Equipe Inove Sua Obra

Comments

Comentários


2 comentários sobre “Homenagem aos pedreiros do Brasil

Deixe uma resposta