Para que serve uma desempenadeira?

Quem lida com obras já deve ter ouvido os pedreiros falando sobre uma tal de desempenadeira. A ferramenta é muito utilizada na hora de começar o acabamento.

desempenadeira
Desempenadeira – Dentada Fechada

Mas afinal, para que serve uma desempenadeira?

Antes dessa resposta, no entanto, é preciso saber identificar uma desempenadeira, tanto por seu formato quanto por seu nome: ela, às vezes, é conhecida como desempoladeira ou desemboladeira, dependendo da região do Brasil em que é utilizada.

Identificá-la na obra é fácil: a desempenadeira é um instrumento da construção de formato retangular e pode ser feita de metal, plástico ou madeira. Cada um desses materiais vai ser importante para um tipo diferente de argamassa ou revestimento.

Menos comuns, mas também bastante eficientes, as desempenadeiras de borracha ou esponja são injetadas com poliestireno especial de alta resistência, capaz de promover um acabamento diferenciado e a certeza de que a durabilidade do revestimento será maior.

A desempenadeira conta, com uma empunhadura bem no centro, para que o pedreiro consiga segurá-la com a força necessária para concluir o serviço, que vem de encontro à resposta da pergunta ali de cima: qual é a função dessa ferramenta?

Podemos dizer que a principal razão de existir de uma desempenadeira é alisar e/ou aplainar a superfície de uma argamassa que já foi aplicada, ou até mesmo produzir nela sulcos ou ranhuras que vão facilitar a aplicação de placas de revestimento.

Além de alisar superfícies, essa ferramenta também nivela revestimentos em pisos, paredes e tetos e espalha materiais com espessura uniforme.

Tipos de Desempenadeira

As desempenadeiras que temos, hoje, no mercado podem ser lisas ou denteadas – essas últimas são indicadas para assentar revestimentos.

A escolha correta do instrumento é um detalhe importante da obra, uma vez que uma desempenadeira apropriada vai proporcionar um resultado de nível superior e ainda garantir uma vida útil maior da própria ferramenta. Afinal, com ela, a camada de argamassa que é colada ao assentamento vai ser firme, contínua e uniforme, facilitando o ajuste do acabamento à sua base.

Se a desempenadeira utilizada for dentada, é necessário saber o tamanho da cerâmica a ser assentada antes de comprá-la, para que seu uso não comprometa nem o material e nem o resultado. Também é importante estar atento à a largura do dente, que deve ser maior ou menor conforme o tamanho da peça.

TAMANHO DA PEÇA LARGURA DO DENTE
Até 400 cm² 6 mm
De 400 a 900 cm² 8 mm
Acima de 900 cm² 10 mm
Revestimento externo (todos os tamanhos) 8 mm

Fonte: Senai Tatuapé

Alguns dos tipos mais comuns da desempenadeira são:

  • Reta, que tem uma base lisa e reta. É indicada para melhorar o acabamento em rebocos, esboços, argamassas e pisos de concreto;
  • Dentada, que cria ranhuras na argamassa e proporciona melhor assentamento de cerâmicas, azulejos e pedras;
  • Superdentada, que apresenta dentes na largura e no comprimento, com espaço uniforme entre eles, e é indicada para revestimentos. Existe, também, na versão de desempenadeira superdentada em U, que vai aplicar melhor os porcelanatos, por ter dentes com raio de 10 mm de distância;
  • De borda redonda, muito usada na queima de pisos cimentados e, também, para alisar a concretagem por deposição ou projeção. É ela quem vai permitir o contorno em pilares e tubos.

Caso sua obra utilize uma desempenadeira plástica, são muitas as versões do material que vão proporcionar resultados diferentes. Para começar, ela pode ser lisa ou superlisa, e essa diferença vai ser indicada para o preparo, nivelamento, revestimento e acabamento de massa grossa ou fina, monocapas e argamassas.

Mas, também, ela pode ser plástica com borracha, algumas utilizadas para possibilitar efeitos decorativos, texturas e utilização de tintas especiais, outras para alisar e acabar apenas com massa fina, acrílica ou corrida, perfeita para dar um efeito envelhecido ao acabamento; plástica para efeito grafiato, que tem bordas arredondadas e vai decorar melhor os revestimentos; e plástica para texturização, que vai auxiliar a equipe na finalização de serviços de textura, pintura e acabamentos em cantos e locais arredondados ou pequenos.

Antes de obter sua desempenadeira, tenha em mente os objetivos da obra e qual é a utilização final dessa ferramenta. Assim, você consegue o melhor instrumento para garantir, do começo ao fim, o melhor resultado.

Quanto custa uma desempenadeira?

O preço de uma desempenadeira de qualidade irá variar entre R$ 20 e R$ 50. A opção mais comum no mercado é a Desempenadeira Fechada Dentada sem qualquer regulagem. Contudo, atualmente já é possível contar com a Desempenadeira Fechada com Regulagem, que é um produto inovador oferecido pela Inove Sua Obra e tem conquistado a preferência de muitos pedreiros pelo Brasil.

No site também é possível comprar uma Kit Desempenadeira 3 em 1, onde você pode trocar o refil e mudar o tamanho do dente (10×10, 15×12 ou 20×12 mm).

Para saber mais sobre estes produtos, fale com a gente.

Comments

Comentários


Um comentário sobre “Para que serve uma desempenadeira?

Deixe uma resposta